top of page

O humanismo e suas influências

  • Cristian Michelini, Júlia Passos e Sofia Amaral - 2º ML
  • 14 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

O humanismo foi um movimento literário e filosófico de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Entretanto, este não é considerado, por muitos intelectuais, como movimento literário já que possui características ambíguas para o período, como traços do Trovadorismo, que tem como sua marca poemas com acompanhamento musical e tema central o amor inalcançável, e o Renascimento, que vem adiante do período trazendo consigo os principais temas do humanismo como o antropocentrismo (visão do homem como centro do universo), racionalismo (crença na razão e na ciência como fontes de conhecimento) e o classicismo (retomada dos valores da Antiguidade Clássica).

Além disso, o humanismo possui certo egocentrismo em relação a valorização do indivíduo na sociedade, já que há um pensamento mais arcaico: o homem como centro de tudo; mas esse defeito é compensado pelo fato de que o indivíduo em si é movido pela razão e lógica como instrumentos de conhecimento, ademais da autonomia nas emoções e nas potencialidades do ser humano.

Também, vale destacar sua influência na ascensão da nova classe social burguesia, já que houve um desenvolvimento no comércio e o enfraquecimento do feudalismo. Assim, também impulsionou a queda da hegemonia na igreja pois trouxe o antropocentrismo, que fez o homem entender como era capaz de pensar, criar e entender o mundo pela razão, não apenas pela fé.

Por fim, o estudo acerca do humanismo no mundo atual é importante para entender o início de uma nova forma de pensar e o porquê este impulsionou os movimentos que vieram adiante. O movimento busca romper os antigos traços de uma vida que poderia apenas ser feliz se seguisse cegamente os mandamentos de um messias sem questionar suas próprias vontades ou pensamentos críticos.


Comentários


  • Instagram

©2025 por Pega Visão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page