top of page

O amor como base da visão cristã no mundo

  • Filipe Bom Sucesso
  • 29 de out.
  • 1 min de leitura

ree

O amor é, certamente, o alicerce sobre o qual se constrói toda a visão de mundo cristã, permeando sua teologia, sua moral e suas ações no mundo. Esta concepção de amor é denominada caridade (do latim “caritas” e do grego “ágape”), e significa um ato de amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos, conforme a doutrina cristã.


Esse amor ao próximo, demonstra-se no serviço, na benevolência, no respeito e na compaixão por todas as pessoas, independentemente de quem sejam ou de como pensem, sem esperar algo em troca. Na filosofia do amor cristão, a caridade não é uma "subida" ou conquista humana (como o amor ideal grego Eros), mas sim a resposta humana à "descida de Deus" (S. João da Cruz), que exige a imitação desse amor incondicional no relacionamento com o próximo.


Por ser um amor incondicional, sacrificial e voltado para o bem do outro, teve um impacto profundo e transformador no mundo, influenciando a sociedade, a ética, a filosofia e as estruturas de ajuda humanitária. Sem essa concepção de amor cristão no mundo, não existiria a valorização dos marginalizados, não haveria hospitais, já que os mesmos foram fundados e mantidos por ordens religiosas, e principalmente, não seria desenvolvido o ato de compadecer-se por minorias e perseguidos.

Comentários


  • Instagram

©2025 por Pega Visão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page