Nanotecnologia o futuro da saúde
- Fulvio Fraga, Pedro Rios e Theo Bicalho - 2ºML
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria em escala atômica e molécula, incluindo o desenvolvimento de materiais, associado a diversas áreas como medicina, eletrônica, ciência da computação, física e química; De maneira mais técnica a nanotecnologia funciona na unidade de medida nanômetro que equivale a um bilionésimo de um metro, para ter uma noção do quão pequeno isso é, um fio de cabelo mede aproximadamente 100.000 nanômetros de comprimento.
Contudo apesar de seus usos em diversas áreas do conhecimento, com o passar dos anos vem se evidenciando como revolucionaria e brilhante na medicina, proporcionando reduções de custo, maior precisão tanto em diagnósticos quanto em cirurgias eficácia aumentada no combate à doenças.

Tratamento do Câncer
“No tratamento de câncer, a nanotecnologia permitirá que os diagnósticos sejam mais precoces e precisos. Além disso, o combate das células cancerígenas será mais específico e causará menos danos colaterais aos pacientes.
Entre os avanços mais promissores, está a inserção de nanotubos no organismo. Eles são utilizados em conjunto com um laser, capaz de matar apenas as células comprometidas, sem atingir as saudáveis.”
Regeneração e desenvolvimento de tecidos
“Por meio da nanotecnologia, pesquisadores já conseguem criar nanorobôs a partir de segmentos de DNA, que conseguem fazer com que as células se comportem de maneira específica.
A tendência é que essa nanotecnologia permita não só regular a atividade celular e regenerar tecidos, como também examinar o DNA dos pacientes.
Na mesma área, nanopartículas também possibilitam a criação de tecidos biológicos e sintéticos para transplante.
Como eles são desenvolvidos em escala atômica, é possível garantir maior compatibilidade com o organismo dos pacientes, reduzindo significativamente as chances de rejeição”
Desobstrução de veias e artérias
“Por meio de nanodispositivos, veias e artérias poderão ser desobstruídas de forma rápida, segura, fácil e nada invasiva.
Esse tipo de nanotecnologia será capaz de abrir um pequeno canal nas regiões afetadas, com o uso simultâneo de agentes anticoagulantes que agirão nas células bloqueadas.
Isso será especialmente importante no tratamento de AVCs, com a desobstrução de coágulos sanguíneos alocados no cérebro.
Atualmente, os tratamentos na área são altamente agressivos e não garantem a cura dos pacientes. Com a nanotecnologia, a tendência é que esse tipo de condição se torne muito menos complexa graças à ação dos dispositivos”.
( informações e explicações tiradas do site telemedicinamorsh)

Comentários