top of page

Os geradores: eletricidade e segurança na saúde

  • Guilherme Armond e João Álvaro - 2ºMT
  • 27 de ago.
  • 4 min de leitura

Como o sistema de geradores mantém hospitais funcionando, na falta de eletricidade

ree

Os geradores de emergência são tecnologias muito importantes para os hospitais, garantindo que os equipamentos médicos continuem a funcionar durante interrupções elétricas. A energia elétrica, nos hospitais modernos, é a principal responsável por sustentar seu funcionamento, sendo consumida para, por exemplo, realização de exames, efetivação de tratamentos, e resfriamento de medicamentos. No entanto, em casos de panes no sistema, queda de raios ou curto-circuitos, os hospitais necessitam recorrer a mecanismos de energia emergencial, os geradores e tecnologias de redundância (duplas de geradores, que garantem a manutenção da energia, caso um falhe), garantindo assim a segurança e funcionamento da unidade hospitalar.



COMO FUNCIONAM?




ree

Os geradores hospitalares funcionam por meio da conversão de energia mecânica em energia elétrica, através de alternadores síncronos que transformam a energia. Tal funcionamento começa com um motor interno de combustão, que geralmente usa óleo diesel para iniciar a produção de eletricidade. O gerador queima o combustível em cilindros internos, gerando uma força transmitida ao alternador, que quando acionado, é capaz de produzir energia elétrica. Esse alternador é composto por um rotor magnético, que gira e induz a corrente elétrica através da Lei de Faraday, dessa forma gerando energia elétrica em quantidades significativas, que mantêm o funcionamento dos hospitais.


Certos processos, como a refrigeração, as cirurgias ou as UTIs, necessitam de suprimento constante de energia elétrica, para evitar perdas materiais ou até de pacientes. Por conta disso, os geradores são ativados no momento em que a rede energética convencional apresenta interrupção, o mais rápido possível, para garantir que nenhum equipamento eletrônico ou processo realizado seja interrompido. Os hospitais, no entanto, são dinâmicos e em constante necessidade de energia, o que faz com que vários geradores sejam acionados para abastecer a rede do hospital. Também, para evitar falhas no sistema, vários geradores podem funcionar em paralelo, permitindo que ao menos um dos geradores, caso ocorram panes ou erros de ativação nos demais, forneça a energia necessária. Por isso, normalmente sempre há um gerador a mais que o mínimo para o funcionamento, sendo assim, considerado “tecnologia de redundância”, mas de grande importância para manter o funcionamento do hospital.

ree


IMPORTÂNCIA NA MEDICINA


ree

Os geradores elétricos desempenham um papel fundamental na infraestrutura hospitalar, garantindo o fornecimento contínuo de energia em situações de emergência ou falhas no sistema elétrico principal. Sendo os hospitais um ambiente em que vidas dependem do funcionamento sem interrupção de equipamentos médicos e infraestrutura, como o monitoramento de sinais vitais, circulações extracorpóreas, testes e exames, a falta de energia em hospitais pode ter consequências irreparáveis ao impedir o funcionamento de incontáveis sistemas. 


Além disso, a infraestrutura, como sistema auxiliar dos hospitais, também é comprometida pela falta de energia elétrica. Elevadores, iluminação e sistemas de comunicação inibem o funcionamento das atividades médicas, requerendo o acionamento dos geradores para garantir seu bom funcionamento. Por isso, os geradores são submetidos a normas rigorosas de segurança e saúde, exigindo manutenção preventiva regular e testes periódicos para evitar falhas nesse sistema secundário de abastecimento elétrico, assegurando que os cuidados médicos não sejam comprometidos.



NORMAS E REGULAMENTOS


ree

A ABNT-NBR-13534 estabelece os requisitos para instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde, como nos hospitais. A norma demanda que hospitais possuam uma fonte de energia emergencial, de acionamento automático, para prevenir as consequências que a ausência de energia pode acarretar nos hospitais. Da mesma forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da RDC n°50/2002, estabelece critérios mínimos para projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, incluindo requisitos para sistemas de energia de emergência. Considerando a importância dos geradores nos hospitais, sua frequente inspeção e manutenção garante a continuidade operacional do hospital, permitindo que a instituição mantenha seus serviços essenciais funcionando, ainda que diante de adversidades no fornecimento de energia elétrica.


CONCLUSÃO


Os geradores em hospitais são elementos vitais da infraestrutura hospitalar, com alta importância para a segurança geral dos pacientes e médicos. Por meio deles, os hospitais podem continuar seu processo de manutenção e preservação de vidas mesmo em casos de falhas e panes em sua rede elétrica, que, sem os geradores, deixaria de funcionar. A integração dos geradores com sistemas, como o de redundância, para garantir a energia elétrica para os hospitais, mostra como os geradores foram pensados para minimizar falhas nos hospitais e prevenir a parada de equipamentos essenciais, mostrando sua importância em garantir que os hospitais possam seguir salvando vidas, mesmo nas condições mais adversas.



FONTES


[1]. TRACAN. Tudo que você precisa saber sobre gerador de energia para hospital. 2020. Disponível em: <https://tracan.com.br/blog/materia/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-gerador-de-energia-para-hospital/>. Acesso em: 26 ago. 2025.


[2]. Faraday's law of induction. Em: Wikipédia, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2025. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Faraday%27s_law_of_induction>. Acesso em: 27 ago. 2025. 


[3]. ABNT. NBR 13534: Instalações elétricas de baixa tensão - Requisitos específicos para instalação em estabelecimentos assistenciais de saúde. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. Acesso em: 26 ago. 2025


[4]. ANVISA. RDC 50/2002: Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Brasília: ANVISA, 2002. Acesso em: 26 ago. 2025


[5]. JAES COMPANY. What is a SYNCHRONOUS MOTOR and how does it work? - Rotating magnetic field - Synchronism speed. Youtube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Tk3lNBSAgEg>. Acesso em: 27 ago. 2025.



FONTES - IMAGENS


[1]. Disponível no link: https://www.genvolt.com.br/gerador-energia-hospital. Acesso em 28 ago. 2025.

[3]. Disponível no link: https://www.electricalclassroom.com/faradays-law-of-induction/. Acesso em 28 ago. 2025.

[4]. Disponível no link: https://dimave.com.br/como-escolher-cardioversor/. Acesso em 28 ago. 2025.



Comentários


  • Instagram

©2025 por Pega Visão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page