Alimentos Orgânicos são realmente livres de químicos?
- Rafael Rumanski e Rafael Simoes MT
- 21 de nov.
- 2 min de leitura

Em um mundo globalizado, as informações circulam muito mais rápido do que o normal, entretanto, informações falsas ou erradas também acabam por circular entre as pessoas. Um exemplo disso é a propaganda feita por produtores de alimentos orgânicos de que estes são completamente livres de produtos que prejudiquem a saúde humana devido à sua produção em pequenas quantidades e sem o uso de pesticidas. Entretanto, o cientista belga Nicolas Van Larebeke-Arschodt publicou um artigo científico em 2024 desmentindo este discurso e apontando a realidade do cultivo destes alimentos.

Nicolas Van Larebeke nasceu em 21 de agosto de 1947, é um professor belga, formado em medicina pela Universidade de Gante, em 1972, desenvolve pesquisas sobre temas como o câncer e hábitos saudáveis para preveni-lo. Trabalhou em diversos laboratórios de pesquisa em sua carreira e desenvolveu diversos estudos sobre a etiologia do câncer, ou seja, as causas da origem desta doença, sendo o primeiro belga a enfatizar as mutações em células somáticas como uma das causas para o câncer, em 1978.
Quanto à sua pesquisa sobre alimentos orgânicos, Nicolas, junto de outros cientistas, separou 600 jovens que consomem alimentos orgânicos mais de 7 vezes por semana e examinou suas amostras de sangue, percebendo que possuíam, em média, 30% mais toxinas naturais de elementos considerados maléficos à saúde humana, como chumbo e arsênio, no sangue do que o usual. Após uma extensa pesquisa, os pesquisadores afirmaram que, a depender ao ambiente em que são cultivados, os alimentos orgânicos podem adquirir mais substâncias tóxicas do solo e do ar que alimentos produzidos em larga escala e com uso de pesticidas, pois diversas vezes estes são cultivados sem o devido preparo do terreno e em ambientes urbanos, que possuem ar mais poluído que em áreas de cultivo.

Por fim, os pesquisadores concluíram que, mesmo diante destas toxinas em maior quantidade em alimentos orgânicos, estes continuam sendo mais saudáveis do que alimentos com pesticidas, já que não se sabe ainda se elementos químicos adquiridos por meio de alimentos orgânicos são tão prejudiciais para a saúde quanto os elementos químicos puros. Além disso, destacaram que muitos alimentos não orgânicos também possuem elementos químicos nocivos em menor quantidade.
Fontes:
https://agroecologia.org.br/2015/11/16/nota-da-cut-sobre-o-programa-nacional-de-reducao-de-agrotoxicos-pronara/ (Imagem Capa)





Comentários