top of page

URBANIZAÇÃO NA ZONA RURAL

  • Isadora Horta e Sophia Cândido - 2ºMC
  • 2 de jul.
  • 1 min de leitura

Urbanização de área rural é o processo de transformação de uma região rural em um

espaço urbano, com a implementação de infraestrutura básica como ruas pavimentadas, redes de água e esgoto, energia elétrica, entre outros serviços. Esse processo geralmente ocorre devido ao crescimento populacional e à expansão das cidades, levando à ocupação de áreas antes destinadas à agricultura ou pecuária.


O processo de urbanização no Brasil, ocorre de forma desigual e desordenada, evidenciando a falta de planejamento urbano. Isso resulta em diversos problemas sociais e ambientais, como a favelização, que surge da ocupação irregular e sem infraestrutura adequada; o excesso de lixo, devido à alta concentração populacional e

ao descarte inadequado; a poluição do ar, sonora e visual, provocada pelo crescimento das indústrias e do tráfego urbano; o aumento da violência, gerado pela marginalização e más condições de moradia; e as inundações, causadas pela impermeabilização do solo e pelo planejamento urbano deficiente.


A maioria da população brasileira vive em áreas urbanas, com a população rural representando uma parcela menor de 25,6 milhões de brasileiros, o que corresponde a 12,6% da população total. Isso indica uma forte tendência de urbanização no país, com a maioria da população concentrada em áreas urbanas.


É importante que a urbanização rural ocorra de forma planejada e sustentável, buscando equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e a manutenção da qualidade de vida das comunidades locais.

Isso envolve a criação de leis regulamentações adequadas, investimento em infraestrutura e serviços, e a participação ativa da população na tomada de decisões.

Comentários


  • Instagram

©2025 por Pega Visão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page