top of page

Guerra Fria: Um Conflito de 44 Anos

  • revistapegavisao
  • 7 de mai.
  • 1 min de leitura

Podia ser uma manhã simples como qualquer outra para qualquer família. O relógio marcava 8h, horário que uma típica família da Alemanha senta para tomar o seu café da manhã. A Alemanha vivia seus momentos, desde que há 2 anos havia chegado ao fim a Segunda Guerra Mundial, conflito que significou a derrota da Alemanha e a humilhação que passou. Desde então, tentava se restabelecer novamente.

Após o acontecimento, as rixas entre Estados Unidos e URSS estavam crescendo, apesar de não haver embates diretos, e sim políticos, econômicos e sociais. Do rádio, podia-se ouvir e acompanhar os acontecimentos que rondavam o mundo. O que a princípio parecia algo pequeno se tornou ainda mais acirrada pelos acontecimentos que vieram.

Um deles foi a construção do Muro de Berlim, na Alemanha, dividindo o país em Alemanha Ocidental (ajudada pelos Estados Unidos) e a Alemanha Oriental (ajudada pela URSS). Isso ocasionou a separação de famílias, deixando alguns membros em uma parte e outros membros em outra.

Enquanto isso, outros acontecimentos marcavam o período, como a viagem do primeiro homem à Lua, a Guerra das Coreias e a Guerra do Vietnã. Mediante isso, famílias lutavam para atravessar a fronteira e ficarem unidas novamente, mas isso raramente acontecia devido ao fato de haverem guardas vigiando o local.

Finalmente, em 1991, o desejo dessas pessoas pôde se realizar após a queda do Muro de Berlim e a reintegração da Alemanha. O fato que marcou a história é hoje muito debatido e muito estudado, mostrando como países resolvem usar das ameaças invés de acordos para resolver conflitos.


Comentários


  • Instagram

©2025 por Pega Visão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page