Os polímeros e a necessidade de preservação e proteção do meioambiente
- Maria Luiza e Yuri Vinícius - 2ºML
- 18 de jun.
- 3 min de leitura
O que são os polímeros?
Os polímeros são macromoléculas formadas pela repetição de unidades menores, chamadas monômeros, e podem ser classificados como naturais, como a celulose e a borracha, ou sintéticos. Sua formação ocorre por meio de reações de polimerização, em que monômeros se ligam para formar longas cadeias, influenciando as propriedades dos materiais, como resistência e flexibilidade.
Utilização dos polímeros no dia a dia e suas consequências.
A partir da década de 1960 iniciou-se o processo de modernização das embalagens para
produtos industrializados. Com a revolução das embalagens, surgiram as embalagens plásticas que são derivadas de polímeros, cujas são mais usadas devido algumas vantagens que apresentam. Elas são obtidas a baixo custo, são impermeáveis, flexíveis e ao mesmo tempo são resistentes a impactos. Sendo assim, foram substituindo as antigas embalagens até serem usadas em larga escala como nos dias atuais.
Durante muitos anos as embalagens plásticas estão sendo despejadas em aterros sanitários, mas o fato de não serem biodegradáveis faz com que se acumulem no ambiente conservando por muitos anos suas propriedades físicas, sendo necessários de 100 a 150 anos (aproximadamente) para que os polímeros sejam completamente degradados no ambiente, devido a sua elevada resistência.
Os grandes vilões deste século são os materiais poliméricos como as garrafas PET de
refrigerantes. Esses polímeros sintéticos, como o PVC, usado em tubulações, e o poliestireno, usado em embalagens, são fabricados pelo ser humano por meio de reações químicas controladas. Esses compostos acarretam em severos problemas ambientais pelas características de serem descartáveis.

A poluição pelos polímeros poderia ser minimizada com a reciclagem dos plásticos ou o emprego de polímeros biodegradáveis.
Os polímeros biodegradáveis são materiais que podem ser decompostos por microrganismos em condições naturais, esses materiais se degradam em dióxido de carbono (CO2), água e biomassa. Eles são uma alternativa promissora para resolver os problemas causados pela poluição plástica. Alguns materiais já utilizados incluem o PLA (ácido polilático) e o PHA (polihidroxialcanoato), que são usados em embalagens e produtos descartáveis.

Esses polímeros biodegradáveis são produzidos a partir de fontes renováveis, como amido de milho ou cana-de-açúcar, que degradam-se naturalmente, reduzindo o impacto ambiental. Também podem ser sintetizados por bactérias, derivados de fonte animal como a quitina, quitosana ou proteínas, além da possibilidade de serem obtidos em fontes fósseis, como o petróleo.

A utilização desses polímeros biodegradáveis podem ser diversas, incluindo:
Produção de embalagens, em que são uma alternativa mais sustentável aos plásticos convencionais, pois se decompõem em um período de tempo relativamente curto. Eles podem ser usados para fabricar embalagens de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e outros produtos.
Confecção de materiais de construção, como telhas, tijolos e concreto. Eles são uma alternativa mais sustentável, pois podem ser produzidos a partir de fontes renováveis e se decompõem naturalmente no meio ambiente.
Fabricação de produtos de consumo, pois podem ser usados para fabricar uma variedade de produtos de consumo, como utensílios domésticos, brinquedos e roupas. Eles são uma alternativa mais sustentável aos produtos de consumo convencionais, pois se decompõem naturalmente no meio ambiente.

POLÍMEROS: o que são, naturais e sintéticos. Mundo Educação, São Paulo, 2025. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/polimeros-1.htm. Acesso em: 13 jun. 2025.
SOUZA, Líria Alves de. Polímeros e Poluição. Brasil Escola, São Paulo, 16 set. 2008. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/polimeros-poluicao.htm. Acesso em: 13 jun. 2025.
RES BRASIL. Polímeros biodegradáveis: O que você precisa saber. RES Brasil, [S. l.], 26 jan. 2024. Disponível em: https://www.resbrasil.com.br/polimeros-biodegradaveis-o-que-voce precisa-saber/. Acesso em: 13 jun. 2025.
EMERJ. Polímeros biodegradáveis. Disponível em: https://emejr.com.br/polimeros biodegradaveis/. Acesso em: 13 jun. 2025.
Comentários