top of page

O Retorno do Ódio: Como CrisesEstão Reacendendo o Nazifascismo

abr 23

2 min de leitura

0

0

0


Crises socioeconômicas mundiais impulsionam a volta de grupos extremistas e ideologias baseadas em ódio, preconceito e autoritarismo. 



O termo nazifacismo se refere às duas doutrinas extremistas totalitárias criadas na Alemanha e Itália após a Primeira Guerra Mundial. Baseadas em discursos de ódio racistas, machistas e xenofóbicos, essas ideologias ganharam força graças à grande crise socioeconômica que atingiu Alemanha e Itália após a Primeira Guerra Mundial, o que deixou a população fragilizada e suscetível à manipulação dessas doutrinas.


Infelizmente, essa forma de reagir a crises da sociedade não mudou. Atualmente, graças a todo o medo e insegurança gerados por todas as crises socioeconômicas que estão ocorrendo, como o aumento da inflação e do custo de vida, as crises migratórias, as crises climáticas e o aumento do desemprego, os grupos extremistas voltaram a crescer. Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a instabilidade econômica e social tem sido “um dos principais catalisadores do crescimento de movimentos autoritários e extremistas ao redor do mundo”.


Grupos como os Proud Boys nos Estados Unidos, os seguidores da QAnon, e partidos como o AfD na Alemanha têm ganhado cada vez mais espaço e influência no mundo. De acordo com o Southern Poverty Law Center (SPLC), organização americana que monitora grupos extremistas, os Proud Boys foram classificados como “um grupo de ódio extremista masculinista com histórico de violência política e retórica anti-imigrante”. Já na Europa, a Anistia Internacional denunciou o partido AfD por promover “um discurso xenofóbico perigoso que ameaça a coesão social”.


Junto a volta e crescimento dos grupos extremistas, ideologias machistas vêm sendo disseminadas através de figuras como o influenciador Andrew Tate, além de movimentos como os "Incels" e as "Tradwives", que promovem a submissão da mulher em relação aos homens. Ao mesmo tempo, discursos xenofóbicos, impulsionados por teorias conspiratórias e discursos anti-imigração, voltam a ganhar fôlego nas redes sociais e na política. 




Related Posts

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
  • Instagram

©2025 por Pega Visão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page