Disputas tecnológicas entre EUAxChina
- Beatriz Xavier e Lucca Fuji - 2º ML
- 11 de jul.
- 1 min de leitura
Nos últimos anos, Estados Unidos e China protagonizaram uma verdadeira corrida para ver quem lidera o mundo quando o assunto é tecnologia. Mas essa disputa não é só sobre criar celulares mais modernos ou ter a internet mais rápida, também envolvendo poder, influência e até segurança.
A China tem investido muito em áreas como inteligência artificial, redes 5G e produção de chips. Com o plano “Made in China 2025”, o país quer deixar de depender de tecnologias estrangeiras e passar a ser referência global. Isso, incomoda os EUA, que sempre foram os líderes nessa área e não querem perder espaço.
Como uma forma de tentar conter o avanço das tecnologias chinesas no território americano, durante o governo de Donald Trump, os EUA colocaram várias barreiras para empresas chinesas como a Huawei, dizendo elas representavam riscos à segurança do país. A resposta do governo chinês foi apenas o aumento dos investimentos no ramo da tecnologia.
Nessa rivalidade, os dois países apresentam visões diferentes para o futuro, os EUA seguem uma ideia mais livre, deixando empresas como Google e Apple guiando o avanço tecnológico. Já o governo chinês opta por estar no controle, com o Estado guiando o avanço tecnológico.
No fim, essa corrida tecnológica não é apenas uma corrida entre eles, é algo que afeta toda a vida da população mundial: a forma como nos conectamos, o que consumimos e até como nos relacionamos com o mundo.

Comentários