"Diamante de Sangue: O Preço da Riqueza"
- Clara Marques e Miguel Henrique - 2º ML
- 22 de out.
- 1 min de leitura
Diamante de Sangue de Edward Zwick, filme lançado em 2006, se passa na guerra civil de Serra Leoa, nos anos 1990. A trama gira em torno de três personagens principais, unidos na procura de um raro diamante rosa: Solomon Vandy, um pescador com o filho raptado por rebeldes, Danny Archer, ex-mercenário sul-africano, que vê no diamante uma chance de mudar de vida e Maddy Bowen, jornalista americana, decidida a desvendar os mistérios do comércio de diamantes que financia a guerra.
O filme ultrapassa a narrativa de ação, fazendo fortes críticas sociais, expondo os horrores dos "diamantes de sangue", pedras preciosas extraídas em zonas de conflito e vendidas para financiar guerras e grupos armados. O desenrolar da trama consegue equilibrar bem cenas de ação, com momentos de reflexão moral e emocional.
De forma geral, o filme aborda temas profundos como a exploração de recursos naturais, a responsabilidade no consumo, o colonialismo moderno e o papel das grandes corporações e da mídia em conflitos internacionais.
Em resumo, “Diamante de Sangue" é um filme cativante, impactante e que nos faz refletir. Ele consegue entreter enquanto provoca uma reflexão importante, misturando ação com questões sociais e políticas relevantes. É uma narrativa que aborda ganância e violência, mas também fala sobre resistência, sacrifício e a busca de redenção.






Comentários