Agronegócio: Vantagens e Desvantagens
- Bruna Soares e Maria Eduarda Floriano
- 27 de ago.
- 1 min de leitura

Agronegócio é toda a cadeia econômica que engloba a produção de produtos agrícolas e pecuários, desde o fornecimento de insumos até o processamento e a comercialização dos produtos finais para os consumidores. É um setor econômico bastante importante para a sociedade mundial, pois envolve uma cadeia de produção alimentar que interliga vários setores, como a agricultura, a pecuária e a indústria, além do comércio que consome seus produtos. Apesar de ser considerado o setor mais importante da economia brasileira, não está totalmente livre das vantagens e desvantagens.
Algumas vantagens do agronegócio incluem crescimento econômico, geração de empregos, aumento da produtividade e desenvolvimento tecnológico. No entanto, o setor também possui as suas desvantagens, por exemplo, impactos ambientais e sociais, concentrações de renda e desigualdade, uso de agrotóxicos e riscos à saúde.
Por um lado, o agronegócio representa a modernização do campo e grande produtividade gerando grandes investimentos de capital. No entanto, para se ter boa produtividade, é preciso pensar nos riscos que se pode gerar, desencadeando o declínio da economia e a produção gerada.
Em conclusão, o agronegócio é preciso ser repensado para garantir um futuro próspero e digno para a população.
Comentários