A Luz no Fim da escuridão
- Pedro Rios e Theo Bicalho - 2º ML
- 14 de nov.
- 2 min de leitura
É provável que um dos conceitos da astronomia mais conhecidos seja o buraco negro, um corpo celeste estruturado em horizonte de eventos, singularidade e um disco de acreção, que possui densidade infinita além de que nem a luz escapa de seu horizonte. Contudo é especulado a partir de hipóteses e teorias á existência de um corpo celeste semelhante e não tão conhecido, sendo ele o buraco branco, e nesse artigo será explicado o que é e sobre sua possível atuação no universo.
Em uma breve contextualização, provocou-se os rumores de sua existência a partir da relatividade de Einstein, que em uma equação ( 𝐺𝜇𝜈=8𝜋𝐺𝑐4𝑇𝜇𝜈) interpreta a gravidade como uma força que distorce o espaço-tempo de forma curvilínea. Portanto’ a ideia de buracos brancos vem dos estudos da Relatividade Geral e das soluções encontradas para as equações que descrevem o comportamento do espaço-tempo sob condições extremas de massa e energia’ em que, essa solução descrita por Schwarzschild, um astrônomo físico alemão, é utilizada para a descrição de buracos brancos e negros.
Apresentado pela primeira vez pelo físico e cosmólogo russo Igor Novikov, em 1964, o buraco branco, teorizado a partir da teoria da relatividade de Einstein, funciona de forma contraria ao buraco negro, repelindo tudo que se aproxime de seu horizonte de eventos de forma que impeça a entrada de matéria e de luz, sendo em termos técnicos um reverso temporal de um buraco negro, funcionando como fonte de matéria e energia. Contudo sua existência levanta questionamentos teóricos fundamentais sobre a natureza da causalidade do universo, já que implicam na violação da segunda lei da termodinâmica (baseada na irreversibilidade dos processos físicos), por consequência são associados a ‘singularidades nuas’ em que as leis fundamentais da física podem falhar.

Em conclusão também sugerem que o próprio Big Bang seja um gigantesco buraco branco. ‘Embora atraente, essa teoria ainda está longe de ser comprovada, mas lustra como os buracos brancos podem ser úteis para pensar sobre os extremos do Universo’. Portanto mesmo que ainda seja um conceito teórico, devido a falta de evidencias observacionais, é visível a importância da teoria do buraco branco e como sua comprovação mudaria a perspectiva astrofísica sobre o universo.
Fontes:
https://revistagalileu.globo.com/colunistas/qu HYPERLINK "https://revistagalileu.globo.com/colunistas/quanticas/coluna/2024/05/buracos-brancos-existem-entenda-as-teorias-por-tras-dessa-ideia.ghtml"a HYPERLINK "https://revistagalileu.globo.com/colunistas/quanticas/coluna/2024/05/buracos-brancos-existem-entenda-as-teorias-por-tras-dessa-ideia.ghtml"nticas/coluna/2024/05/buracos-brancos-existem-entenda-as-teorias-por-tras-dessa-ideia.ghtml





Comentários