top of page
  • Instagram

Eu sei que você pode me ouvir

set 3

3 min de leitura

0

1

0

A história se passa no dia 2 de novembro de 2023, na cidade de Puebla no México. Nesse dia, Santiago, de 10 anos, acordou muito animado para comemorar uma das datas mais importantes da cultura mexicana: o Dia dos Mortos.

- Nossa, eu não acredito que hoje finalmente chegou, eu estou esperando por esse dia a meses.- Diz Santiago se levantando da cama e colocando a sua roupa para o dia. a roupa escolhida é um traje de gala mexicano com um chapéu de flores. Santiago foi ao quarto de sua irmã mais velha, Mia.

- Mia, você pode fazer a minha maquiagem de caveira por favor? -Pede Santiago.

- Claro maninho, mas antes você tem que tomar café para não borrar a maquiagem depois, tudo bem?- Diz Mia

- Tudo bem. -Diz Santiago, que vai correndo em direção à cozinha para tomar o café da manhã, onde , encontra sua mãe e sua avó..

- Bom dia mãe, bom dia vó, o que vocês estão fazendo? -Pergunta Santiago enquanto toma o seu café da manhã.

- Nós estamos fazendo “pan de muerto” para colocar nas oferendas para o seu avô junto com as calêndulas mexicanas, as fotos, papel picado, peças de roupa e tequila.

-Responde a sua mãe.

- Eba eu adoro pan de muerto, mas agora eu vou fazer a minha maquiagem com a Mia.- Diz Santiago indo para o quarto da irmã.

- Você pode me maquiar agora? -Pergunta Santiago a sua irmã .

- Agora sim. -Diz Mia, que já estava maquiada e vestida como “La Catrina”, a Deusa da Morte, e começa a maquiar seu irmão. Assim que ela termina o pai deles, José, entra no quarto e diz:

- Tudo pronto meninos? Está na hora de ir!

- Sim papai! -Diz Santiago animado.


Depois disso, a família sai de casa em direção às ruas todas decoradas com papéis picados,

flores calêndulas mexicanas, pessoas fantasiadas e desfiles.

- Nossa é tudo tão lindo! -Diz Santiago.

A família vai em direção ao cemitério de Libres, onde eles deixaram as oferendas para o avô de Santiago, Mateo, e fizeram orações. A família estava saindo para irem encontrar amigos para continuar as comemorações,quando Santiago pediu para falar um momento a sós com o avô. A família lhe deu privacidade e ele se sentou em frente a lápide do avô.

- Oi vovô, eu sinto muito a sua falta, sabia? Eu queria muito que você estivesse aqui para que eu pudesse te falar o quanto eu te amo e sobre todas as coisa que

aconteceram na minha vida desde que você foi embora, antes, não adiantaria falar nada, porque você não estaria aqui, mas como hoje é dia dos mortos eu sei que você

está no mundo dos vivos e que pode me ouvir. -Diz Santiago, que começa a falar tudo que deseja para o avô. Cinco minutos depois ele se levanta para se encontrar com o resto da família, e por mais louco que possa parecer, ele tem certeza de ter ouvido a

voz de seu falecido dizendo, “Eu te amo”, como um sussurro ao vento.

Santiagose encontrou com sua família, que passaram o resto do dia se divertindo, porém,

desse ano em diante, ir para a lápide do seu avô e o manter atualizado sobre tudo se tornou uma tradição.


Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page