top of page
  • Instagram

Um Novo Olhar da Raiz Quadrada

jun 28

3 min de leitura

0

3

0

Quando começamos a estudar matemática, a primeira coisa que aprendemos é que 2 + 2 são 4, e isso não pode ser mudado, o que está correto afirmarmos. Mas recentemente Julia Ferreira, uma aluna do Colégio Santa Maria Minas mudou sim a história da Matemática, não em seu resultado, mas na forma fácil de se fazer uma das contas mais temidas pelas pessoas: a raiz quadrada.

Aos 11 anos, ao apresentar seu jeito diferente de calcular raiz quadrada para o professor Frederico Tavares, ele iniciou um estudo sobre o padrão numérico apresentado por sua aluna, que durou aproximadamente um ano e após várias análises, deu origem a uma fórmula que foi denominada como Regressão de Julia, sendo publicada em umas das revistas mais importantes de matemática do Brasil e desta forma, compartilhou a ideia inovadora de Julia com o mundo e mudou de forma inédita um cálculo ensinado há vários anos de forma tão complexa.

Para entendermos um pouco mais sobre essa ideia incrível, vamos verificar √64. Imagine que a raiz quadrada de 64 é 7. Se fizermos 7 x 7, o resultado será 49 ,ou seja, está incorreto, mas qual seria então o valor correto? É nesse ponto que a fórmula regressão de Julia se destaca, pois se somarmos o resultado 49 que encontramos com o número 7 que foi o número que imaginamos e somarmos ao seu sucessor, teremos: 49 + 7 + 8 = 64. O que podemos concluir que o último número somado que resultou 64 é a sua raiz quadrada, neste caso 8. Se você imaginou que a √64 é 6, o processo é o mesmo. Número imaginado: 6 x 6 = 36, o resultado somado ao número imaginado mais seu sucessor 36 + 6 + 7 = 49. E agora? Ainda não chegou! Então soma-se novamente o resultado ao último número adicionado mais o seu sucessor 49 + 7 + 8 = 64. Chegamos novamente ao número 8.

Mas, se imaginarmos como resposta o número 10? O processo é praticamente o mesmo, mas desta vez vamos subtrair pelo antecessor, sendo assim, 10 x 10 = 100, o resultado menos o número imaginado, menos seu antecessor, ou seja 100 – 10 – 9 = 81.  Ainda não chegamos no 64, então repetimos a operação pegando o resultado menos o último número subtraído menos o seu antecessor que vai ser 81 – 9 – 8 = 64. E assim chegamos novamente ao resultado esperado que é o 8.

A partir da forma numérica apresentada por Julia, o professor Frederico Tavares desenvolveu a fórmula a d/k = 2 √L – k e possibilitou mais uma opção para o cálculo da raiz quadrada.

E foi desta forma, que Julia Ferreira juntamente com o seu professor descomplicou o que era complicado, contribuindo significativamente não só para a matemática, mas para o aprendizado de toda população mundial. E foram ainda além, criaram o site https://regressaodejulia.com.br/ que além de contar toda essa linda trajetória de inovação, criatividade e descobertas, possibilita o acesso de qualquer pessoa que quer aprender a calcular raiz quadrada, disponibiliza outros exercícios matemáticos, abre espaço para esclarecimento de dúvidas dos internautas e principalmente para colaboração de conteúdo e novas ideias.

E assim, concluímos que a matemática é sim uma ciência exata, mas podemos descobrir outras formas de chegarmos ao mesmo resultado e contribuirmos com a criação de novas fórmulas como a de Regressão de Julia. Sabemos que a educação é capaz de mudar o mundo e por isso cada ação realizada que promova ainda mais conhecimento, facilidade e acesso da população, merece ser valorizada e reconhecida por todos.

Se você pensou em algo diferente, compartilhe com o seu professor, e quem sabe você não será o próximo a fazer diferença na história da Matemática e da humanidade.

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page