top of page
  • Instagram

Pioneirismo do futebol feminino em Minas Gerais

jul 8

2 min de leitura

0

1

0

No final dos anos 1950, ocorreu em Minas Gerais o registro e atuação do primeiro time profissional de futebol feminino no Brasil.

Nos anos 1950, o futebol feminino no Brasil enfrentava grandes desafios devido as restrições culturais e legais daquela época. Em 1958, na cidade de Araguari, Minas Gerais, surgiu o primeiro time profissional de futebol feminino do país, organizado pela diretora Isolina França Soares e pelo diretor do Araguari Atlético Clube, Ney Montes, no qual o time havia sido criado para arrecadar fundos a uma escola da cidade. O sucesso do evento não apenas salvou a escola, mas também marcou um momento histórico para o futebol feminino no Brasil.


Em 1958, a diretora Isolina França Soares da escola Visconde de Ouro Preto, na cidade de Araguari, em Minas Gerais, cuja a estrutura era precária, recebiam crianças de origem simples, recolhendo alimentos, roupas e brinquedos por meio de doações, teve a ideia de realizar um jogo de futebol beneficente fora dos padrões para arrecadar fundos e tirar a escola da falência. Por isso, com a ajuda de Ney Montes, formaram um time de futebol feminino profissional, credenciado pelo Araguari Atlético Clube, por mulheres voluntárias do ensino médio. Então foi disputado em 19 de dezembro de 1958, no estádio Vasconcelos Montes, o primeiro jogo do Araguari em prol da escola Visconde de Ouro Preto, no qual o resultado foi um grande êxito, lotando o estádio


Devido ao grande sucesso que o jogo em Araguari obteve, a equipe foi convidada a jogar em cidades

mineiras como Uberlândia, Varginha, Belo Horizonte, em cidades de outros estados como Goiânia, Itumbiara, Buriti Alegre, Salvador, e internacionalmente, no México. Infelizmente, no jogo internacional, as jovens foram denunciadas e banidas de jogar pelo simples fato de serem mulheres, já que em 1941, havia sido promulgado o Decreto-Lei do presidente Getúlio Vargas, que proibia as mulheres de praticarem esportes que não fossem ''adequados à sua natureza'', por torná-las estéreis ao

serem submetidas aos riscos de impactos na prática do esporte.


Nessa época, a maioria dos esportes (incluindo o futebol), pertencia a prática dos homens, excluindo

as mulheres e não permitindo a sua prática. Logo, os jogos praticados por mulheres eram considerados atração de circo, por isso as jovens de Araguari foram as primeiras profissionais do futebol a terem jogado em campos oficiais, com respaldo de um clube credenciado no estado e no país, diferentemente das que atuavam em distintos tipos de eventos.



Comentários

Compartilhe sua opiniãoSeja o primeiro a escrever um comentário.
bottom of page