top of page
  • Instagram

O mistério de Santo Reis (2012), direção de Fábio Rodrigues

jun 22

2 min de leitura

0

5

0

Sinopse: Esse filme resgata a história de uma das tradições mais populares de Minas Gerais, a folia de Reis. A obra também é uma homenagem aos foliões que fazem essa comemoração acontecer.

  Como tema do jornal Pega a visão, temos o assunto “Mineiridades” e  para compreender um pouco mais da cultura mineira, trouxe um documentário sobre uma festa muito comum na cultura mineira: A Folia de Reis.

  A Folia de Reis é uma festa católica muito tradicional celebrada principalmente no estado de Minas Gerais, apesar de também ocorrer em estados como Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. A festa ocorre entre os dias 24 de Dezembro e 6 de Janeiro.

   O documentário nos leva a cidade de Araxá, e nos conta um pouco sobre como surgiu essa comemoração. Nos é contado que a Folia começou quando os três Reis magos estavam a procura do menino Jesus. Quando os magos encontraram a criança, eles ofereceram tesouros para Maria, que recusou, afirmando que para adorá-lo eles deveriam pedir esmola.

  Na manhã seguinte, os três Reis magos pegaram sua viola e outros instrumentos e saíram tocando. Ao recorrer da manhã, eles receberam as esmolas e a tarde, eles usavam esse dinheiro para organizar uma festa em prol do menino Jesus.

  Também nos é mostrado como a festa é organizada e os instrumentos utilizados para a comemoração, cujo o principal é a viola. Na organização existem funções específicas para cada um realizar, como o mestre/embaixador, o coro, os animadores de festa, etc.

  No geral, o documentário é muito bom. A trilha sonora do filme foi bem escolhida e organizada, nos emergindo no tema e exemplificando as músicas tradicionais da festa. Entretanto, a filmagem quando há depoimento, nos deixa sempre no mesmo ambiente, o que acaba deixando os depoimentos repetitivos visualmente falando. Porém, há também alternância de imagens quando toca as músicas, mantendo o público atento durante as pausas nas falas.

  Creio que este documentário é bem rico em termos culturais e na questão de informar os espectadores sobre o tema, porém acaba pecando na questão visual. Isso não  ruim, porém acaba abaixando a qualidade.  De forma geral é uma obra muito recomendada para todos que desejam conhecer um pouco mais sobre a cultura mineira.

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page