top of page
  • Instagram

O Crescimento do Basquete na América Latina

há 5 dias

2 min de leitura

1

1

0

Nos últimos anos, houve um “boom” do basquete na América Latina, tornando-se um dos jogos ao ar livre mais praticado. Enquanto o futebol é a paixão nacional em muitos países de origem latina, o basquete está ganhando em popularidade. Este crescimento é uma demonstração do poder social que o esporte possui e a maneira como pode mudar a vida de pessoas e comunidades.

Países como Argentina e Brasil desempenharam um papel muito importante na história do basquete latino-americano. A Argentina, especialmente, com o seu histórico de medalhas de ouro olímpicas em 2004, é uma das nações mais fortes do mundo e ainda é casa de jogadores de elite que já brilham em diferentes ligas ao redor do mundo. Jogadores como Manu Ginóbili e Luis Scola ajudaram a elevar o basquete argentino com as suas performances e pelo amor exibido pelo esporte em seu país.

O Brasil também está fazendo jus à tradição de seu basquete. De Oscar Schmidt fazendo história ao se tornar um dos melhores jogadores de todos os tempos no esporte, o país está aumentando sua base de talentos. Embora tenha experimentado tempos difíceis nas últimas duas décadas, a equipe principal de homens e mulheres estão jogando bem e têm o potencial de crescer forte.

O basquete está se espalhando em outras partes da América Latina além de Argentina e Brasil. Com eventos recentes na Venezuela onde, diante às crises política e econômica, muitos jovens encontram no basquete uma fuga, quanto mais competitivas se tornam suas ligas. A altura esse sucesso foi a conquista do título da última Copa América de Basquete de 2015, mostrando que há muito talento nesta região.

Apesar de seu crescimento, o basquete na América Latina ainda passa por alguns problemas. A falta de infra-estrutura esportiva, patrocínio escasso e mão-de-obra desinteressada por parte do governo prejudicam o basquete em várias partes. Adicionar a este assunto é o fato do futebol sugar os recursos e a maior parte do foco da mídia que torna complicado o crescimento de esportes alternativos.

Por outro lado, a base do jogo está fi cando bem apoiada. Projetos como usar o basquete no desenvolvimento e inclusão social estão surgindo rapidamente para preencher lacunas infi nitas no desenvolvimento e crescimento. Isso é um bom sinal para o futuro do esporte, pois essas bases continuam a criar jogadores e fãs para o jogo.

O basquete da América Latina vai continuar crescendo nos próximos anos com muitos triunfos e pensamentos de torcedores fi éis. Apesar dos desafi os que enfrentam, o futuro deste esporte na região parece brilhante. Liga com isso a vontade de nossos melhores atletas e ajuda de pessoas locais, a América Latina está defi nitivamente colocada para mais sucessos globalmente.


Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page