top of page
  • Instagram

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS MINEIRAS (mais a fundo sobre a cultura mineira e suas origens)

jun 30

2 min de leitura

0

2

0

Minas Gerais é um estado muito bem conhecido e admirado por suas manifestações culturais, sendo as principais: A Folia de Reis, Dança de São Gonçalo, Quadrilha, Congado Mineiro, Pastorinhas, Boi de Reis, Festa do Divino, Cavalhada, Mulinha de Ouro, Maneiro o Pau e Dança do Caxambu. As manifestações têm grande influência dos colonizadores portugueses em suas tradições e costumes, com forte legado também de culturas indígenas e africanas.

A quadrilha é uma dança típica utilizada na Festa Junina, que ocorre no mês de junho por todo Brasil. A Festa Junina chegou ao Brasil através dos portugueses durante o período de colonização. Nesta festa, tem-se a honraria dos santos juninos, marcada por missas, danças e comemorações populares. Ao longo do tempo, as festas juninas foram também influenciadas pelas tradições indígenas e afro-brasileiras, incorporando elementos culturais e locais. 

A celebração é marcada pelo uso de vestimentas características, que podem incluir camisa xadrez, chapéu de palha e vestido de chita (tecido de algodão com estampas coloridas e vivas). Entre os estilos de música mais comuns e que compõem a tradicional quadrilha, estão o sertanejo e o forró.

E como é uma festa, não podem faltar as famosas comidas típicas. São comidas derivadas de milho (milho cozido ou assado, canjica, pipoca, pamonha, etc.) e de amendoim (paçoca, pé de moleque, etc.), bolos (mané pelado, bolo de milho, bolo de coco, etc.), e outros alimentos como a maçã do amor, o cachorro-quente, o arroz-doce e o quentão.

São João, conhecido como o "Santo Festeiro", é celebrado no dia do seu nascimento, em 24 de junho. Santo Antônio, por sua vez, é famoso por ser casamenteiro. O santo, comemorado no dia 13 de junho, recebeu este título após ter ajudado uma pobre jovem italiana a conseguir o dinheiro necessário para pagar o dote do casamento. São Pedro, celebrado em 29 de junho, foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Ele é reconhecido como guardião das chaves do céu e tem a responsabilidade simbólica sobre as chuvas. Além disso, é considerado também, o protetor das viúvas e dos pescadores. 

Essas manifestações culturais são uma maneira de fortalecer e reforçar as influências que forjaram a nossa rica cultura, que vem sendo vivida e reeditada pelas novas gerações. 


Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page