top of page
  • Instagram

Inti Raymi

há 5 dias

2 min de leitura

0

0

0

Dia 24 de junho de 2024, na cidade de Cusco, no Peru.

Hoje eu acordei muito animada, mesmo sendo uma segunda-feira, já que hoje é o meu

segundo dia favorito do ano, depois do meu aniversário é claro, o dia do Inti Raymi, que é o

principal festival religioso do meu país. Eu me levantei da cama, me arrumei e fui tomar café

da manhã com os meus pais.

- Meu Deus, eu mal posso acreditar que o dia do Inti Raymi finalmente chegou. Digo

muito animada para os meus pais.

- Nem eu, parece que o último festival foi ontem, mas na realidade foi a um ano atrás, o

tempo realmente voa. Diz o meu pai, Jorge.

Depois do café da manhã eu e meus pais vamos até a esplanada do Qorikancha, na Avenida

El Sol, para garantirmos um bom lugar para assistir ao primeiro ato da performance teatral,

que consiste em uma oferenda ao Deus-Sol por meio de danças e cantos. A apresentação foi

incrível e linda como sempre. Depois nós nos dirigimos até a Praça de Armas, onde ocorreu o

segundo ato do festival, que consiste em reverências e agradecimentos, além de contar com a

presença do Imperador Inca no desfile. Depois disso eu e minha família fomos almoçar no

meu restaurante favorito, o Yaku. Do restaurante, eu e minha família partimos para a

explanada de Sacsayhumán, onde ocorre a terceira e mais importante parte do festival, as

orações para o deus-sol na língua quéchua. Nesse momento, ocorreu também a simulação de

um sacrifício animal com uma lhama, e eu tenho que admitir que mesmo que o sacrifício não

seja real, quando eu era criança eu tinha um pouco de medo dessa parte do festival. no

momento do “sacrifício”, uma xamã faz as previsões para o ano que se inicia. Após o fim do

festival, eu e meus pais fomos para a casa e já iniciei a contagem regressiva para o próximo

festival no ano que vem.

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page