O livro ideias para adiar o fim do mundo, publicado em 2019, por Ailton Krenak um líder indígena,ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro da etnia indígena krenaque. Ailton é também professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional.
O autor trata no livro como a atual sociedade vem destruindo o mundo cada dia mais,principalmente em quesitos ambientais além dos sociais e as drásticas consequênciasdessa devastação, como o aquecimento global, contaminação da água e do solo, desestabilização do ecossistema. E como o atual sistema predatório que somente visa o lucro é insustentável.
Krenak também fala sobre a ideia de humanidade, diz que o conceito de todas as pessoas nas mais diversas realidades estarem inseridas em um único rótulo não é certo, pois a “sub humanidade” é deixada de lado pela dominante que compartilha de outras visões de mundo. Ele defende a necessidade para a valorização da relação dos povos indígenas com a natureza, que a séculos vem mantendo uma convivência de respeito com o meio ambiente que retiram somente o necessário para a subsistência e não que visa excedentes.
No decorrer do livro krenak propõem ao autor uma reflexão sobre o convívio com o meio ambiente e com as outras pessoas e questiona o sistema econômico que somente valoriza o lucro sem observar a perda do bem estar coletivo e da sustentabilidade.
Ailton krenak fala sobre solução para adiar o fim do mundo, pela valorização dos povos tradicionais e ações que priorizam o meio ambiente. O autor ao longo do livro vem fazendo um alerta a crise ambiental e desperta a agirmos com responsabilidade e em prol do planeta Terra.
