top of page

Haiti: Uma nação de Pobreza Extrema e de Crise Humanitária

28 de out de 2024

2 min de leitura

0

0

0

Haiti foi o primeiro país latino-americano a declarar independência, na qual ficou marcado por golpes e ditaduras ao longo de sua história e, atualmente, é considerado hoje o país mais pobre das Américas.


Haiti apresenta um panorama histórico bastante resistente desde sua independência em 1804. Sua emancipação ocorreu em um contexto que se combinava com a revolução francesa iniciada em 1789, onde suas principais causas estão ligadas à exploração e violência do sistema escravista presente, implantada pelos franceses. Contudo, para esse território ter sido considerado independente, foi preciso assinar um acordo diplomático com França, em troca de uma redução tarifária de 50% sobre as importações francesas e uma indenização de 150 milhões de francos, porém, o Haiti não tinha dinheiro para pagar a indenização, por isso, precisou de fazer um empréstimo para realizar o pagamento. Diante disso, esse país começou a apresentar dificuldades desde o início de sua independência, o que se relaciona com as crises presentes atualmente.

Nos dias atuais, o Haiti vive uma crise profunda desde o assasinato do Jovenel Moïse, onde grupos armados assumiram o controle de grandes áreas do país. Conforme declarado em diversas resoluções do Conselho de Segurança, o tráfico ilícito de armas e munições para o

Haiti é um dos principais motores da expansão do controle territorial das gangues e dos níveis extremos de violência armada no país, além de representar uma ameaça à estabilidade regional. Sendo assim, quanto mais armas entram, mais controle as gangues obtém sobre pontos estratégicos como portos e estradas, dificultando ainda mais as ações das autoridades para impedir o tráfico. Com isso, a dispersão das gangues aumentou a crise econômica e a insegurança da população, violou os direitos básicos e obrigou o êxodo de pessoas para outros países.

Com isso, toda essa instabilidade política, aliada à violência e à espoliação financeira, trouxe consequências evidentes ao país e seus habitantes. O Haiti, hoje, é o país mais pobre da América Latina e do Caribe, e um dos mais pobres do mundo, mais da metade da sua população vive abaixo do limite da pobreza. Sua estimativa de vida é de pouco mais de 64 anos, devido às péssimas condições de vida em grande parte do país e à fragilidade do seu sistema de saúde. Bem como, a fome e a desnutrição atingiram níveis sem precedentes, com efeitos potencialmente mortais, segundo as Nações Unidas. Sendo assim, todas estas razões fizeram do Haiti um país dependente da ajuda internacional, na qual substituiu o Estado, que deixou de estar presente entre a população.

Related Posts

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
  • Instagram

©2025 por Pega Visão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page