top of page
  • Instagram

Esportes em Minas

jun 26

2 min de leitura

0

3

0


O futebol é um dos esportes com maior prestígio e número de torcedores por todo o Brasil e isso não é exceção no estado de Minas Gerais, onde reside a sede de alguns dos maiores clubes de futebol do país e do mundo, como o Clube Atlético Mineiro, Cruzeiro Esporte Clube e América Futebol Clube. Além dessas equipes, existem outras que não estão situadas em Belo Horizonte, mas estão ao seu redor e no interior do estádio. Uma delas é o Villa Nova Atlético Clube, um dos mais tradicionais clubes de futebol do estado, sendo apenas mais novo do que o Clube Atlético Mineiro.

Também conhecido como “Leão do Bonfim”, devido ao fato de o Leão ser seu mascote, o time tem como sede a cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e foi fundado por operários e mineradores ingleses em 28 de junho de 1908 na Câmara Municipal do local. O Villa foi a primeira equipe do estado de Minas Gerais a entrar em campo, uma vez que jogou uma partida inaugural no dia de sua fundação, diferentemente do Atlético Mineiro, que mesmo sendo mais velho, realizou sua primeira partida apenas um ano depois. A equipe realiza seus jogos atualmente no estádio Castor Cifuentes, com capacidade para 5.160 pessoas.

O primeiro título de sua história foi contra a equipe de Yale; além disso, o Villa disputou a primeira partida interestadual de Minas Gerais pelo “Combinado Mineiro”, que era formado por alguns times do estado e o Riachuelo, uma equipe do Rio de Janeiro, quando foram derrotados. O Leão foi a primeira equipe de Minas a revelar os jogadores que iriam disputar a Copa do Mundo pela seleção brasileira, em 1938. O maior título da história do Villa Nova foi a Segunda Divisão, equivalente à atual Série B, sendo o primeiro campeão da história desta competição. O Leão foi o primeiro clube que não pertencia à capital de um estado brasileiro a ganhar um título nacional em uma divisão.

O Leão do Bonfim foi um dos principais clubes mineiros nos anos 30, tendo grande importância em nível nacional. Após seu auge, o Villa Nova se tornou um time mediano com poucas aparições importantes em grandes campeonatos, até que em 2015 ele entrou em grave crise e, em 2020, foi rebaixado pela segunda vez ao Campeonato Mineiro Módulo II. Em 2021, a

Prefeitura de Nova Lima cortou a subvenção dada a equipe, que era a sua principal fonte de renda, fazendo com que o clube quase acabasse permanentemente. Quando parecia não existir solução, uma parceria com o Coimbra Sports, de Contagem, que emprestou seus jogadores para o Villa, fez o Leão se reerguer e vencer o Campeonato Mineiro Módulo II.

Após essa grande conquista o Villa se manteve na elite do Campeonato Mineiro, tendo como principais resultados em 2022, um empate com o Cruzeiro e uma vitória sobre o América- MG no Independência e outro empate com o Atlético Mineiro no Castor Cifuentes.

As conquistas dessa grande equipe, em toda a sua história, são o título da Segunda Divisão, o Campeonato Mineiro do Interior por quatro vezes, o Campeonato Mineiro e o Torneio Início por cinco vezes, além da Taça Minas Gerais e o Campeonato Mineiro Módulo II por duas vezes.


Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page