top of page
  • Instagram

América Latina em tempos de pandemia

set 6

1 min de leitura

0

0

0

A América Latina enfrentou diversos desafios ao longo da pandemia de Covid-19 e foi uma das regiões mais prejudicadas economicamente. Pode-se dizer que, particularmente, a América Latina já vinha encarando uma série de problemas de desigualdade, saúde, serviços, entre outros.

A Covid-19 ampliou os desafios enfrentados e afetou praticamente todos os cenários humanos, porém, desde o início, ficou evidente que a pandemia não afetaria todos da mesma maneira. Enquanto parte da população podia trabalhar em casa, mantendo a segurança, outra precisava se expor ao vírus para conseguir garantir seus sustentos. A América Latina é uma das regiões mais desiguais do mundo, por isso, esse período de crise, nos faz refletir sobre as dificuldades, e em uma possível mudança positiva vinda do povo em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Além de ampliar os problemas de desigualdade, a pandemia trouxe uma sobrecarga aos sistemas de saúde e grandes impactos sociais. O aumento da pobreza e do desemprego foi significativo durante esse período, contribuindo para a insegurança alimentar de boa parte da população.

Alguns países da América Latina lutaram com uma possível incompetência governamental e diversas oportunidades perdidas de reestruturação da região. Vimos autoridades promovendo curas sem eficácia e algumas falhas nas medidas de saúde pública básicas. Esses fatores comprometeram as estruturas já frágeis e passaram a impressão de incapacidade dos governos em proteger a população. Também cabe a nós usarmos os erros cometidos como aprendizado e trabalharmos para uma recuperação da região, visando um futuro melhor para todos nós.

Comentários

Compartilhe sua opiniãoSeja o primeiro a escrever um comentário.
bottom of page