top of page
  • Instagram

Religiosidade e Festas populares

ago 14

1 min de leitura

0

0

0

O folclore mineiro tem matrizes nas culturas portuguesa, africana e indígena e são verdadeiros rituais que envolvem música, comida e dança. As festas folclóricas de Minas Gerais possuem forte relação com a religião, sendo muitas vezes feitas em devoção ou homenagem a santos e padroeiros. Por isso, é bastante comum ver algumas manifestações, como o levantamento de mastro, o pagamento de promessas, assim como um bom banquete para aqueles que participam.

Uma das manifestações mais populares no folclore mineiro, o congado (ou congada) tem muita influência da cultura africana em fusão com a religião católica. Nele, são celebrados santos como São Benedito, Nossa Senhora das Mercês e, principalmente, Nossa Senhora do Rosário, conhecida como destinada a cuidar dos escravos. Outra festa de grande influência portuguesa é a celebração ao Divino Espírito Santo, que teve início graças a uma promessa da rainha Isabel de Aragão. Nessa ocasião, é montado um palanque ou coreto, onde está o assento do Imperador e aquele que é escolhido para este cargo preside a festa. 

A religiosidade e as festas populares em Minas Gerais são parte essencial da vida cultural e social do estado. Essas festas, como o Congado e a Folia de Reis, vão além da fé, sendo momentos em que as comunidades se reúnem para celebrar, preservar tradições e fortalecer laços. Misturando influências indígenas, africanas e europeias, essas celebrações refletem a história e a diversidade do povo mineiro. No fim das contas, a religiosidade nas festas mineiras é uma forma de manter viva a cultura e a identidade de Minas, conectando as pessoas às suas raízes e ao seu passado.


Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page